Mostbet: Um estudo independente revela os perigos de uma Copa do Mundo bienal

Mostbet Fifa

Mostbet: A FIFA está propondo uma Copa do Mundo bienal e uma mudança para um novo calendário de jogos internacionais no futebol feminino e masculino. A pedido da UEFA, a renomada empresa de consultoria Oliver & Ohlbaum realizou um estudo independente e avaliou como o projeto da FIFA afetaria economicamente as associações nacionais européias.

As conclusões do relatório levantam sérias preocupações sobre a sustentabilidade do projeto para as associações européias. Oliver & Ohlbaum também fez uma série de comentários sobre o impacto do projeto em outros setores do futebol e dos torneios.

A duplicação do número de torneios finais contradiz o objetivo declarado de aliviar um calendário atarefado para os jogadores. Acontece que cada temporada terminará com um campeonato mundial ou continental. Realizar torneios de tal intensidade a cada ano levaria ao esgotamento mental e físico dos jogadores. Além disso, a FIFA propõe combinar as partidas classificatórias em um ou dois blocos longos. Os jogadores teriam que jogar um torneio extra ou mesmo dois por temporada.

Mostbet: Calendário do Torneio

Se você tornar os torneios finais mais frequentes e encurtar as eliminatórias, os jogadores mais ocupados terão que jogar ainda mais partidas, e os outros terão menos jogos em seus calendários. O mesmo acontece com as equipes nacionais. As equipes que não se qualificarem para o torneio final jogarão menos partidas e perderão contato regular com a base de fãs, já que não jogarão por longos períodos de tempo diante de seus fãs.

Este calendário não atende às necessidades técnicas das equipes nacionais. Ela não permite o teste e a introdução gradual de novos jogadores. Isso aumenta o risco de que as equipes nacionais passem todo o ciclo de qualificação sem seus líderes feridos. As ligas nacionais serão forçadas a fazer pausas excessivamente longas, o que é prejudicial a todos. Especialmente para aqueles que jogam no sistema primavera-autono, e aqueles que têm que suspender os campeonatos no inverno por causa do clima. Um intervalo de um mês vai privar os jogadores que não estão jogando para as seleções nacionais de praticar, enquanto seus companheiros de equipe estarão jogando uma agenda ocupada ao mesmo tempo. As conseqüências desta discrepância serão suportadas pelos clubes.

O futebol feminino sofrerá, apesar da intenção declarada de dobrar o número de Copas do Mundo femininas. Os torneios de mulheres líderes perderão janelas de calendário dedicadas e a atenção do público. A cobertura dos torneios sofrerá, com a redução do interesse dos fãs e da mídia.

Além do cancelamento do Campeonato Europeu de Jovens, todo o sistema de torneios de equipes nacionais juvenis também terá que ser revisto. Provavelmente terá que ser aparado, pois haverá menos janelas para os jogos da seleção nacional.

Realização de grandes campeonatos

Como o COI aponta, muitos outros esportes sofrerão com uma Copa do Mundo bienal. O momento das grandes competições irá inevitavelmente se sobrepor. Outros esportes terão que lutar pela atenção dos espectadores, pois um poderoso competidor invadirá seu território.

O estudo Oliver & Ohlbaum vê um contexto esportivo sombrio e prevê conseqüências extremamente negativas para o futebol das seleções européias se o plano da FIFA for implementado.

O futebol europeu sofrerá perdas nas receitas centralizadas (direitos à qualificação masculina européia e à Liga das Nações; distribuição das receitas dos EUROs) e em itens como a venda de ingressos e contratos de patrocínio. Durante um ciclo de quatro anos, a receita da associação européia poderia cair de 2,5 a 3 bilhões de euros, dependendo se há duas ou uma janela de qualificação.

A UEFA ecoa as objeções claras que têm sido repetidamente expressas pelos membros da família do futebol europeu e a firme oposição das associações de torcedores. A UEFA acredita que mudanças radicais só devem ser propostas se conduzirem a benefícios claros e inegáveis para o futebol e seus participantes.