Mostbet: O presidente da UEFA sobre os recentes desenvolvimentos esportivos

Mostbet UEFA

Mostbet: O presidente da UEFA, Alexander Čeferin, faz um balanço de um ano agitado para a UEFA e o futebol europeu em geral, enfatizando que os valores fundamentais que sustentam o jogo devem ser preservados e protegidos para seu futuro.

Olhando para trás, para um ano inesquecível para a UEFA e a comunidade do futebol europeu como um todo, é difícil destacar nossa maior conquista.

A lista de possíveis “vencedores” é muito longa. Os capitães dos clubes e das seleções nacionais levantaram troféus da UEFA em até sete torneios: EURO 2020, a Liga das Nações, a Liga dos Campeões masculina e feminina, a Liga Europa, o Campeonato Europeu da Juventude e a Liga dos Campeões de Futsal.

O início dos ciclos do novo torneio de clubes proporcionou uma situação de ganho mútuo tanto para o futebol feminino quanto para o masculino. As mudanças dramáticas na Liga dos Campeões femininos aumentaram significativamente seu equilíbrio competitivo, popularidade e prestígio, enquanto que a criação da Liga da Conferência tornou nossos torneios masculinos mais inclusivos, com vários clubes fazendo sua primeira aparição no palco europeu.

A vitória do futebol sobre o coronavírus

O futebol alcançou suas próprias vitórias esportivas sobre a pandemia: primeiro, ao sediar tantas partidas ao longo do ano em meio a regulamentos de saúde em constante mudança e, segundo, ao mostrar que os torcedores podem retornar aos estádios com segurança.

Nos últimos 12 meses, todos os membros de nossa comunidade contribuíram para estes sucessos extraordinários – associações nacionais, jogadores, ligas, clubes, treinadores, árbitros, torcedores, parceiros e a mídia.

No entanto, nossa conquista mais importante merece um reconhecimento especial. Trata-se de defender o modelo europeu do esporte, que define a missão da UEFA, de suas associações nacionais e de uma série de outras organizações esportivas. Baseado em uma estrutura piramidal que liga o futebol de massa em sua base com o futebol de elite em seu ápice, este modelo funciona com um efeito duplo. Não apenas reinveste fundos gerados por competições profissionais no futebol como um todo, mas também assegura que os clubes sejam promovidos ou rebaixados, dependendo de seu desempenho.

Poucas organizações defendem os valores do modelo esportivo europeu mais do que a UEFA. A cada quatro anos, nossos campeonatos europeus utilizam o programa HatTrick para doar uma proporção significativa de seus lucros ao futebol em todo o continente.

Mostbet: Projetos de pirâmide de futebol

Entre 2020 e 2024, 775,5 milhões de euros da receita da UEFA EURO 2020 ajudarão projetos em todos os diferentes níveis da pirâmide do futebol, desde a formação de treinadores no futebol masculino e feminino até o apoio às equipes de futebol de base e o treinamento de jovens jogadores que aspiram a um dia participar do Campeonato Europeu. O princípio da competição aberta, no qual este modelo se baseia, foi um fator chave para a criação da Liga da Conferência. Todas as 55 associações têm agora representação garantida em pelo menos uma competição da UEFA a cada temporada.

A infeliz tentativa, em abril, de criar uma “superliga” fechada que visaria apenas financiar as contas bancárias de alguns clubes ameaçou os valores que sustentam o modelo europeu do esporte e a própria missão da UEFA. Seu colapso, provocado pela condenação política e pública em todo o continente, foi nossa vitória compartilhada e mais significativa em 2021.

Gostaria de expressar meus agradecimentos pessoais a todos e a cada um de vocês por apoiarem a UEFA em um momento tão difícil. Seu apoio garantiu que todas as nossas realizações continuarão a ajudar a construir um futuro estável para o futebol na Europa por muitos anos.