Mostbet BR: História do futebol

Mostbet BR: O futebol é um dos jogos de equipe mais populares do mundo, onde você tem que lutar rapidamente por poucos pontos. O futebol é um esporte coletivo onde os atletas usam o trabalho individual de pés e passam a bola para seus parceiros ou qualquer outra parte do corpo, além das mãos, para tentar marcar o maior número de vezes em um determinado tempo. Há 11 jogadores no time, incluindo o goleiro. A área de jogo é um campo retangular especialmente marcado (110-100 m; 75-69 m para jogos oficiais), que geralmente é gramado. O tempo de jogo é de 90 minutos (2 períodos de meio tempo de 45 minutos com um intervalo de 10-15 minutos).

Geralmente o futebol é uma rivalidade apaixonada entre duas equipes, o que demonstra velocidade, força, agilidade, taxa de reação. Como disse o futebolista brasileiro Pelé, um dos melhores jogadores da atualidade: “O futebol é um jogo difícil, você joga com suas pernas e pensa com seu cérebro”. O futebol é uma arte; nenhum outro esporte pode se comparar em popularidade com ele.

Na verdade, a história do futebol remonta a muitos séculos e já tocou muitos países.

O antigo jogo de bola

Nos anais da Dinastia Han, que já têm 2.000 anos, encontramos a primeira referência histórica a um jogo semelhante ao futebol. Portanto, podemos dizer que o antepassado do futebol foi a China antiga. Quando o Japão se candidatou para sediar a Copa do Mundo da FIFA 2002, entre seus argumentos estava o curioso fato de que quatorze séculos antes, o kennat – um jogo de bola semelhante ao futebol moderno – ainda estava sendo jogado naquele país.

É claro que ao longo dos séculos as regras do jogo mudaram muito, mas o fato é que variações do jogo, que agora chamamos de futebol, existiram entre muitos povos por séculos, e estes jogos permaneceram como um dos passatempos favoritos.

A Grécia Antiga e a Roma Antiga não eram exceção. Eis como Pollux descreve o jogo romano do harpastum: “Os jogadores são divididos em duas equipes. A bola é colocada em uma linha no centro da quadra. Os jogadores em ambas as extremidades da quadra têm mais linhas (estas linhas podem ser semelhantes às linhas de gol) nas costas de cada jogador em sua posição alocada. Atrás destas linhas devemos pegar a bola e realizar a proeza com mão, empurrando apenas os jogadores do time adversário. A partir desta descrição, podemos concluir que o harpastum foi o precursor tanto do rúgbi quanto do futebol.

Mostbet BR: Futebol na Grã-Bretanha

Na Grã-Bretanha, o jogo de bola começou como um passatempo nas festividades públicas anuais durante a Semana Gorda. A concorrência geralmente começou na praça do mercado. Dois times de um número ilimitado de jogadores tentaram jogar a bola no gol do time adversário, sendo o “gol” geralmente algum lugar pré-estabelecido perto do centro da cidade.

O jogo era violento, áspero e muitas vezes ameaçador para a vida. Enquanto a multidão de homens aquecidos marchava pelas ruas da cidade, varrendo tudo em seu caminho, lojistas e donos de casas tinham que fechar as janelas do andar térreo. O vencedor foi o sortudo que finalmente conseguiu “colocar” a bola no gol. E não era nem mesmo necessariamente uma bola. Por exemplo, seguidores do rebelde Jack Cade, líder da rebelião, conduziram uma bolha inflada de porco pelas ruas de Londres. E em Chester eles chutaram uma “coisa assustadora”. Aqui a diversão derivada dos jogos em honra da vitória sobre os dinamarqueses, então em vez de uma bola cabia a cabeça de um dos derrotados.

Entretanto, os chesteritas sanguinários ficaram mais tarde satisfeitos com uma bola de couro comum nas festividades das Terças-feiras de Shrovetide.

Mostbet BR: Futebol de rua

Mostbet Br

Há provas escritas de que em 1175 os meninos de Londres jogaram um jogo de futebol de rua razoavelmente organizado durante a semana anterior à Quaresma. O jogo era, é claro, jogado diretamente nas ruas. Durante o reinado de Eduardo II, o futebol se tornou tão popular que os comerciantes londrinos, temendo que este jogo “bagunceiro” pudesse interferir no comércio, solicitaram ao Rei que o proibisse. Em 13 de abril de 1314 Edward the Second emitiu um decreto real proibindo o futebol como diversão que se opõe à harmonia social e leva à discórdia e ao mal-estar: “Como da debandada e debandada, de correr atrás de grandes bolas há barulho e perturbação na cidade, o que causa muito mal, desagradando ao Senhor, ordeno pelo alto decreto que proíba este jogo contra as muralhas da cidade sob ameaça de prisão”.

Entretanto, durante os períodos Tudor e Stuart, o futebol floresceu e ganhou popularidade apesar de sua reputação como um “jogo de piedade e obscenidade”. Posteriormente, a Cromwell conseguiu eliminá-la quase totalmente e o futebol não foi reavivado até o período de Restauração. Um século depois daquele acontecimento importante, Samuel Pepys descreve como, mesmo no frio amargo de janeiro de 1565, “as ruas estavam alinhadas com cidadãos jogando futebol”. Na época não havia regras definidas e o jogo era percebido como o passatempo de multidões desenfreadas. Sir Thomas Eliot em seu famoso livro O Governador, publicado em 1564, rotulava o futebol como um jogo que incita “raiva animal e paixão pela destruição” e que “merece apenas ser esquecido para sempre”.

Mostbet BR

No entanto, as regras não existiam em todos os lugares. É assim que Strutt descreve o futebol em seu livro ‘Esporte e Recreação’: “Quando o futebol é jogado, os jogadores são divididos em dois grupos, cada grupo tendo o mesmo número de jogadores. O jogo é jogado em um campo onde dois gols são marcados a uma distância de oitenta ou cem jardas um do outro. O objetivo geralmente é dois paus enterrados no chão a dois ou três metros de distância. A bola, uma bolha inflada coberta de couro, é colocada no meio do campo. O objetivo do jogo é marcar a bola para o gol adversário. A equipe que marcar primeiro ganha. A habilidade dos jogadores é demonstrada pelo ataque aos objetivos de outras pessoas e pela defesa em casa. Muitas vezes acontece que, estando muito entusiasmados com o jogo, os rivais chutam sem cerimônia e muitas vezes simplesmente derrubam uns aos outros, de modo que o resultado é uma pilha de mal-estar.

Parece que as lutas pelo poder em campo eram parte integrante do jogo naqueles dias, como na verdade eram em meados do século XIX, quando ocorreu uma espécie de renascimento do futebol e nasceu o futebol moderno.

A difusão mundial do futebol

Mostbet

Com o desenvolvimento da comunicação e das viagens internacionais, marinheiros, soldados, comerciantes, técnicos, professores e estudantes britânicos ‘enxertaram’ seu esporte favorito do críquete e do futebol no mundo.

A população local foi desenvolvendo gradualmente o gosto pelo esporte, e o futebol foi ganhando popularidade em todo o mundo. No final do século XIX, o futebol havia literalmente invadido a Áustria. Havia uma grande colônia britânica em Viena, na época. A influência britânica foi tão forte que os dois clubes mais antigos da Áustria levaram os nomes ingleses “First Viennese Football Club” e “Vienna Football and Cricket Club”. Estes clubes formaram mais tarde a famosa Áustria.

Hugo Maisl, que mais tarde se tornou secretário da Associação Austríaca de Futebol, jogou pelo Vienna Cricket Club. Ele lembrou que o primeiro jogo da Áustria sob as regras do futebol real aconteceu em 15 de novembro de 1894. Foi uma partida entre os Cricketers e Viena, que terminou em uma vitória convincente para os Cricketers. Em 1897 M. D. Nicholson foi nomeado para o escritório de Viena de Thomas Cook & Sons. Ele provou ser o jogador inglês mais brilhante e mais famoso da história do futebol austríaco e se tornou o primeiro secretário da Associação Austríaca de Futebol.

O futebol se difundiu na Europa continental graças aos esforços de Hugo Maizl. Foi ele que foi o principal iniciador da Mitrop Cup (o precursor da atual Eurocopa) e de vários campeonatos nacionais que ajudaram a popularizar o futebol na Europa Central.

A Hungria foi um dos primeiros países europeus a reconhecer e imediatamente amar o futebol. Foi iniciado por um jovem estudante que voltava da Inglaterra para casa nos anos 1890. A primeira equipe húngara contou com dois ingleses, Arthur Yolland e Ashton. Mesmo antes da deflagração da Primeira Guerra Mundial, alguns clubes ingleses visitaram a Hungria.

Mostbet Brasil

Alguns argumentam que o futebol na Alemanha remonta a 1865. Naquela época, era uma forma mal organizada de jogo, que os meninos ingleses nas escolas alemãs mostravam aos seus colegas de classe. Mas o futebol “adulto” alemão se desenvolveu em grande parte devido ao entusiasmo de dois irmãos Schriker, que até emprestaram uma grande soma de dinheiro de sua mãe a fim de contribuir para financiar a primeira viagem ao exterior que a equipe da Associação de Futebol empreendeu em 1899.

Uma contribuição inestimável para o futebol holandês foi feita por Jimmy Hogan. Em 1908 já existiam 96 clubes na Holanda e uma seleção nacional bastante forte, dirigida por Edgar Cedwig, um ex-jogador da Inglaterra.

O futebol chegou à Rússia em 1887 graças aos irmãos ingleses Charnock, que possuíam um moinho na vila de Orekhovo, perto de Moscou. Eles compraram o equipamento na Inglaterra, mas não tinham dinheiro suficiente para as chuteiras. Clement Charnock resolveu o problema adaptando alguns dos equipamentos do moinho em uma espécie de máquina de cerzir com a qual as presilhas eram presas às solas dos sapatos normais dos jogadores. O novo jogo foi recebido com entusiasmo na Rússia, e em 1890 a Liga de Futebol de Moscou foi formada na capital. Os primeiros cinco anos do campeonato foram ganhos pela equipe Charnock – o Morozovtsy.

Um dos primeiros países da Europa continental a formar uma equipe verdadeiramente forte foi a Dinamarca. Os dinamarqueses eram treinados por profissionais ingleses, e no início do século 20 a equipe dinamarquesa era uma das mais fortes da Europa. Nos Jogos Olímpicos de 1908, os dinamarqueses chegaram à final, mas perderam para a Grã-Bretanha.